Gabriel Toueg
Brasileiro, casado, 37 anos (n. 22.1.1979)
Celular e informações: acesse e entre em contato
Acesse:
Um resumo
Jornalista com mais de 20 anos de experiência em impresso, online e rádio. Trabalhou em diferentes momentos com comunicação corporativa no Brasil. Morou entre 2004 e 2011 em Israel, de onde fez a cobertura de guerras e acompanhou questões locais e regionais para veículos da imprensa brasileira e estrangeira. A partir de 2011, quando voltou para o Brasil, trabalhou como editor de internacional em grandes redações. É fluente em inglês, espanhol e hebraico. Vive desde março de 2016 em Santiago, capital chilena.
É criador e autor do projeto Judeus Árabes, que procura reunir documentação e depoimentos sobre a saída de judeus de onze países árabes e muçulmanos entre os anos 1940 e 1970. Em julho de 2013, criou o projeto Um foca na sexta, voltado a estudantes de jornalismo.
————————————————————————————————————————–
Destaques do histórico profissional | Algumas colaborações em destaque
Formação acadêmica, cursos e idiomas | Tecnologia | Voluntariado | Contato
Destaques do histórico profissional
LATAM (desde mar2016)_ editor de português no departamento de experiência do usuário (UX) da empresa resultante da fusão entre a chilena LAN e a brasileira TAM (por meio das empresas New Content, brasileira, e Ki Teknology, chilena).
Publimetro México (out2015 a jun2016)_ tradutor de notas diárias sobre entretenimento e tecnologia do espanhol para o português para publicação, no Brasil, pelo Metro Jornal.
Hijos de Futa (nov2015 a mar2016)_ criador e editor do site e de mídias sociais sobre o período de três meses em que viveu, com a esposa, em Futaleufú, pequena cidade na Patagônia chilena.
Arq.Futuro (jan a jun2015)_ editor do portal e da plataforma digital e estrategista de social media de projeto de abrangência nacional sobre arquitetura, cidades e urbanismo.
Metro Jornal (mar2014 a jan2015)_ editor de Mundo da publicação global; o jornal é distribuído gratuitamente em dias úteis em 10 praças brasileiras. Acesse o site
Atividade freelancer (desde jan2013)_ repórter frila, escrevendo sob demanda sobre consumo, história, política internacional, turismo, cultura, entre outros assuntos. Publicação nos seguintes veículos, no Brasil e no exterior: Consumidor Moderno, Folha de S.Paulo, Revista da Cultura, Superinteressante, The Jewish News, Viagem e Turismo. Leia textos
O Estado de S. Paulo (abr2011 a dez2012)_ editor de Internacional do portal estadão.com.br, ligado ao jornal O Estado de S. Paulo; coordenador do blog Radar Global, da editoria; responsável pelo processo de integração entre as editorias online e offline. Acesse o portal | Acesse o blog | Leia textos
Portal Terra Brasil (nov2008 a jan2011)_ correspondente freelancer em Israel e na Palestina (Faixa de Gaza e Cisjordânia), a partir da guerra (operação “Chumbo Derretido”) entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, incluindo reportagem, produção de textos e de fotografias. Acesse o portal | Leia textos
Rede Eldorado de Rádio (atual Rádio Estadão, jan2008 a jan2009)_ correspondente no Oriente Médio, com um total de 11 emissões semanais. Destaque para a cobertura de eleições israelenses e palestinas e da guerra entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza (2008-9). Acesse o site | Ouça boletins
Rádio França Internacional (RFI, jul2005 a jan2008)_ correspondente em Israel dos serviços em português do Brasil e de Portugal para a rádio, baseada em Paris. Destaque para as coberturas do desmantelamento de colônias judaicas na Faixa de Gaza (verão de 2005) e da Segunda Guerra do Líbano (verão de 2006). Acesse o site | Ouça boletins
Infolive TV (Jerusalém, 2005)_ trabalho de tradução do hebraico para o espanhol do programa noticioso diário “Chadashot 10”, do Canal 10 da televisão israelense; produção de reportagens em vídeo exclusivas para o site, que foi descontinuado e virou um canal no YouTube. Acesse o canal
The Jerusalem Post (Jerusalém, 2005)_ colaboração em projeto inovador de informações sobre serviços para novos imigrantes, turistas e público estrangeiro no site do jornal, o único em Israel que circula exclusivamente em inglês, impresso e online. Acesse o site
Projetos pessoais e independentes
Judeus Árabes (desde janeiro de 2013)_ criador e autor de projeto cultural sobre migração judaica oriunda de onze países árabes e muçulmanos entre as décadas de 1940 e 1970, tendo o Brasil como destino. O projeto inclui a publicação de um livro, ainda sem previsão de lançamento. Acesse o blog | Acesse a página no Facebook
Algumas colaborações em destaque
- Publicação de textos nos seguintes jornais, no Brasil e a partir de Israel e da Palestina: Folha de S.Paulo (2009), O Estado de S. Paulo (2006), caderno Aliás de O Estado de S. Paulo (2010), Jornal do Brasil (2003). Lista completa | Leia textos
- Traduções do português e do espanhol para o hebraico de matérias para o Yedioth Aharonot (“Últimas Notícias”), jornal de maior circulação em Israel, com 200 mil cópias diárias (2009). Lista completa | Acesse o site
- Colaborações para o Ha’aretz (2010), importante e mais crítico jornal de Israel, em sua versão em hebraico, por ocasião da visita do presidente Lula a Jerusalém (Israel), Belém e Ramallah (Palestina) e Amã (Jordânia). Lista completa | Acesse o site
- Publicação e produção de textos nas seguintes revistas brasileiras a partir da Polônia, de Israel e da Palestina: Aventuras na História (editora Abril, 2007), Marie Claire (editora Globo, 2009), Piauí (editora Alvinegra, 2006) Dezoito (publicação mensal do Centro da Cultura Judaica de São Paulo, já descontinuada, 2003 a 2008), Possível (Leitura e Arte, já descontinuada, 2004). Lista compelta | Leia textos
- Âncora de uma série de programas de rádio, em espanhol, em duas estações de rádio argentinas sobre um serviço da Agência Judaica para Israel para a comunidade judaica local (Jerusalém, 2006).
- Serviços de produção para atividade jornalística e fotográfica em Israel para veículos brasileiros e estrangeiros e organismos privados e públicos, incluindo tradução, reportagem e logística (2005 a 2009). Lista completa de veículos
Do que se pode aprender
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1997 a 2004, com intervalo de dois anos para desenvolvimento profissional). Destaque para prêmio interno recebido pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma biografia do jornalista Nahum Sirotsky, criador da revista Senhor (anos 1950) e primeiro correspondente brasileiro na ONU (anos 1940).
Integrante, entre 2012 e 2015, do Grupo de Trabalho sobre Oriente Médio e Mundo Muçulmano (GTOMMM), coordenado pelo professor doutor Peter Demant, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP); o GT é responsável pela publicação do boletim semestral Malala.
Monitoria voluntária (incluindo correção e avaliação de papers) no curso de História das Relações Internacionais I, lecionado na graduação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) pelo professor doutor Peter Demant, na Universidade de São Paulo (USP), entre mar e jun2013.
“Economia Contemporânea e Finanças“, curso rápido oferecido pelas Faculdades Rio Branco a jornalistas dentro do “Programa Rio Branco para Jornalistas” (São Paulo, mai2013).
“Jornalismo em Situações de Conflito Armado“, curso livre oferecido pelo braço brasileiro do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em parceria com a Oboré (International Committee of the Red Cross, ICRC, São Paulo, 2004).
“Planejamento Econômico de Livros, Jornais e Revistas”, curso livre oferecido pela Escola de Jornalismo da Faculdade Cásper Libero (São Paulo, 2000).
“O Brasil e a sua inserção internacional”, módulo do “Imprensa na Escola”, curso rápido de Relações Internacionais oferecido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) a jornalistas (São Paulo, 2011).
“Migrações transnacionais e diversidade cultural para comunicadores e mediadores sociais – migrantes no Brasil“, curso de 30 horas-aula oferecido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (São Paulo, out2013).
Idioma hebraico, cursado de forma intensiva no Ulpan Etzion, mais antiga e tradicional escola de hebraico do país, ao longo de seis meses (Jerusalém, Israel, jul a dez2004)
Nível de domínio de idiomas: inglês e hebraico (fluência para comunicação verbal, escrita e leitura), português (idioma materno), espanhol (em nível de idioma materno, cursado ao longo de dez anos no Colégio Miguel de Cervantes, São Paulo).
Tecnologias e afins
Familiaridade com diferentes plataformas de editoração de texto nos sistemas operacionais Windows e Mac. Uso de ferramentas de diagramação gráfica e online e conhecimento básico de HTML e SEO. Analista de mídias sociais com forte presença nas principais redes. Autor e colaborador convidado de blogs temáticos desde 2003.
Voluntariado e atividades pessoais
Criador, em julho de 2013, do projeto Um foca na sexta, em que estudantes de jornalismo e jornalistas recém-formados escreviam semanalmente sobre questões ligadas à profissão, sob orientação e edição do jornalista; o projeto se converteu em um grupo de discussão sobre a carreira com participação de mais de 300 pessoas.
Atividade voluntária realizada junto a uma criança de 11 anos (em 2003) para ajuda nas obrigações escolares e desenvolvimento pessoal, com resultados destacados pelos professores e coordenadores do projeto Perach.
Entre outras atividades destacadas, fotografia e numismática amadora.
Acesse:
Curriculum Vitae
última atualização ago 2016
Gabriel,
tudo bem?
Nos falamos no twitter (@ludaimee), Gostaria que me enviasse seu celular de São Paulo para que eu possa entrar em contato a respeito do meu TCC (Relação judeus/Palestinos na cidade de São Paulo).
Agradeço e aguardo,
Ludmilla Amaral
Belo CV. Se souber de algo compatível aviso. Boa sorte. Abraços