Gabriel Toueg

Jornalismo, política internacional, formação profissional, um pouco de Oriente Médio e um pouco de Chile, mapas e outras coisas legais

‘Judeus Árabes’

Ao lado da internacionalista Leslie Sasson Cohen, o jornalista Gabriel Toueg, neto e filho de judeus egípcios que chegaram ao Brasil no final dos anos 1950, desenvolve um projeto multimídia para publicar um livro-reportagem com depoimentos sobre a imigração judaica oriunda de 11 países árabes e muçulmanos do Oriente Médio e do norte da África: Argélia, Egito, Iêmen, Irã, Iraque, Líbano, Líbia, Marrocos, Síria, Tunísia e Turquia.

O projeto, temporariamente apelidado de “Judeus Árabes”, é bastante abrangente e ambicioso – a ideia é registrar a história da saída de centenas de milhares de judeus desses países entre os anos 1940 e 1970 – o número é estimado em 850 mil indivíduos. O livro tem previsão de lançamento no segundo semestre de 2014, com uma rigorosa pesquisa histórica e relatos pessoais de imigrantes que chegaram ao Brasil nessa época,

laissez-passer família Toueg

Além da obra impressa, será feito mais tarde um documentário com imagens gravadas nos países e um amplo acervo online sobre o assunto, com entrevistas em vídeo, documentos e fotografias do acervo pessoal de judeus que vieram desses países ao Brasil. No momento, a dupla está trabalhando na pesquisa, com a inestimável colaboração de Yasmin Klein, estudante de Ciências Sociais na PUC-SP, e de Marina Ayub, estudante de Jornalismo na ESPM-SP.

Leslie e Toueg também estão em busca de relatos pessoais de judeus árabes que tenham chegado ao Brasil nesse período. Interessados em colaborar com memórias, histórias, documentos ou fotos podem entrar em contato pela página do projeto no Facebook, pelo grupo de discussão (também no Facebook, com adesão moderada) ou pelo email judeusarabesATgmail.com.

Leia, no Facebook, algumas notas publicadas na imprensa a respeito do projeto. Compartilhe com seus conhecidos para que mais pessoas saibam sobre o assunto. Os números abaixo são uma estimativa do número de judeus nos países pesquisados ao longo dos anos, desde o início do século passado.

Judeus em países árabes e muçulmanosFonte: pesquisa do projeto ‘Judeus Árabes’

Foto no alto: detalhe do laissez-passer da família Toueg, que saiu em 1957 do Egito,
com a inscrição, em francês, “Válido para uma só viagem, sem retorno”. Em 2013,
Armand Toueg Soriano, avô de Gabriel, completaria 100 anos (crédito: Gabriel Toueg)

Google+

Anúncios

One thought on “‘Judeus Árabes’

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s