Conheça aqui alguns dos diversos projetos em que o jornalista e internacionalista Gabriel Toueg está envolvido no momento: Judeus Árabes (livro e documentário), Um foca na sexta, biografia de Nahum Sirotsky, grupo de debate Jornalistas pelo Oriente Médio, GTOMMM (grupo de trabalho na USP), textos no Medium.

Judeus Árabes
Neto e filho de judeus egípcios, Toueg desenvolve, ao lado da internacionalista Leslie Sasson Cohen, um projeto cultural sobre a imigração judaica de países árabes e muçulmanos do Oriente Médio e do norte da África: Argélia, Egito, Iêmen, Irã, Iraque, Líbano, Líbia, Marrocos, Síria, Tunísia e Turquia. A pesquisa, que resultará em um livro e em um documentário, inclui entrevistas em vídeo com depoimentos de judeus brasileiros oriundos desses países e se concentra no período entre os anos 1940 e 1970. Leia mais.

Um foca na sexta
Como forma de fomentar a reflexão sobre o fazer jornalismo, Toueg criou o projeto “Um foca na sexta”. Toda semana, sempre às sextas-feiras, estudantes de jornalismo e profissionais recém-formados escrevem textos ligados à carreira e aos assuntos relevantes no debate sobre a imprensa, a formação acadêmica e as experiências profissionais. O projeto é voluntário e aceita o envolvimento de colegas na edição e orientação dos “focas”. Leia mais.

Biografia de Nahum Sirotsky
Nahum Sirotsky, primeiro correspondente brasileiro na ONU, em 1945 (pelo jornal carioca O Globo), e criador da conceituada revista Senhor, teve passagens em veículos importantes da imprensa nacional, como Jornal do Brasil (atuando como colunista de Economia e, mais tarde, correspondente em Israel), Diretrizes (revista de Samuel Wainer), O Globo (onde foi, além de correspondente, repórter de Geral e responsável pelo noticiário internacional), O Estado de S. Paulo (como correspondente em Israel, sob o pseudônimo “Nelson Santos”), TVE (como comentarista), Zero Hora, Rádio Gaúcha e Último Segundo (em todos também como correspondente em Israel). Em 2013, comemora 70 anos de jornalismo. Toueg é autor de biografia de Sirotsky, que procura publicar, e modera a página sobre o jornalista no Facebook.

Jornalistas pelo Oriente Médio
Em um grupo no Facebook criado e co-moderado por Toueg, profissionais e estudante de jornalismo (inicialmente) e de outras áreas debatem assuntos relacionados ao Oriente Médio, com a participação de correspondentes internacionais de veículos brasileiros na região. Entre os assuntos debatidos estão a Primavera Árabe, o conflito israelo-palestino, o Irã nuclear, a política externa brasileira etc. Acesse e participe do grupo.

GTOMMM (Universidade de São Paulo)
Desde meados de 2012, quando ainda atuava como editor de Internacional do portal estadão.com.br, Toueg participa do Grupo de Trabalho Oriente Médio e Mundo Muçulmano (GTOMMM), coordenado pelo historiador e professor doutor Peter Robert Demant no Laboratório de Estudos Asiáticos (LEA) da USP.

Medium.com
Lançado em 2012 pelos mesmos sujeitos que criaram o Twitter, o Medium é uma plataforma que se autodefine como “a better place to read and write things that matter“. A grande vantagem é poder escrever em um espaço limpo e publicar para chegar a uma audiência que em tese é diferenciada. Além disso, o site reúne textos em “coleções” temáticas. Toueg, autor do blog Ato ou Efeito, também publica na plataforma crônicas e textos a respeito de questões atuais mas não relacionadas à profissão (o jornalismo é o tema principal do blog que você lê agora). Leia os textos.