Gabriel Toueg

Jornalismo, política internacional, formação profissional, um pouco de Oriente Médio e um pouco de Chile, mapas e outras coisas legais

Palestrante

Tenho sido convidado desde 2009 por diferentes entidades, colégios e universidades particulares e públicas como palestrante e para participar de debates com outros profissionais. Na pauta dos encontros estão questões relacionadas à profissão (destaque em faculdades de Jornalismo), à experiência como correspondente e dentro do jornalismo internacional, e a temas ligados ao conflito sexagenário entre Israel e Palestina, que acompanhei de perto ao longo de sete anos (2004-11), como jornalista.

 

Alguns dos temas que posso abordar: ter sido correspondente aos 25 anos, jornalismo internacional, jornalismo impresso, jornalismo digital, trabalho freelancer, a mudança no jornalismo e a revolução cultural de consumo e de leitura de notícias, (des)obrigatoriedade do diploma de jornalismo para trabalhar na área, jornalismo cidadão etc. Também dou entrevistas sobre questões ligadas ao jornalismo. Entre em contato!

Palestrante

PRÓXIMOS EVENTOS AGENDADOS
Nenhum evento nos primeiros meses de 2014.

PALESTRAS REALIZADAS

Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
Participação como entrevistado do programa “Visão Universitária”, gravado no estúdio da FMU, campus Liberdade (São Paulo) sobre jornalismo freelancer e cobertura de guerra no Oriente Médio; o programa é uma realização dos alunos do 6º semestre de jornalismo da FMU, na disciplina de Telejornalismo. 18.out.13, São Paulo.

Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)
Mesa-redonda com a participação da diretora executiva da Conectas Direitos Humanos, Lucia Nader, e da professora da Unifesp Esther Solano na ESPM-SP. A mesa, sobre onda de manifestações no Oriente Médio durante e após a Primavera Árabe e os protestos no Brasil (manifestações globais), foi organizada e destinada a alunos de Jornalismo e de Relações Internacionais da entidade. 25.set.13, São Paulo.

Universidade São Judas Tadeu – Jornalismo
“Reflexões sobre direito internacional humanitário, jornalismo em situação de conflito armado e outras situações de violência”, além de conversa sobre o mercado de trabalho, ao lado do jornalista João Paulo Charleaux, para alunos de jornalismo da USJT, campus Mooca, São Paulo, set.2013.

Faculdades de Jornalismo e Publicidade do Unasp
Palestra e apresentação teórica sobre o tema “Jornalismo internacional e cobertura de conflitos”, para estudantes do 1º ao 4º anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho (SP), set.2013.

Faculdade de Jornalismo da Unesp
Palestra/ debate sobre o tema “Os caminhos do impresso”. Como editor de Internacional do portal Estadão.com.br, ao lado de Giuliana Miranda, repórter de Ciência e Saúde da Folha de S.Paulo (foto acima; assista ao vídeo e à entrevista), na Semana de Jornal 2012, evento realizado por alunos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Out.2012, Bauru (SP).

Faculdade de Jornalismo do Mackenzie
Palestra sobre o tema “Jornalismo internacional e internet”. Como editor de Internacional do portal Estadão.com.br, com moderação da professora de Jornalismo Internacional Marcia Detoni, docente da instituição, na programação do VII Encontro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Out.2012, São Paulo (SP).

Faculdade de Jornalismo da UBC
Debate sobre o tema “Jornalismo internacional e Oriente Médio”. Como editor de Internacional do portal Estadão.com.br, com o repórter fotográfico Apu Gomes, da Folha, que esteve duas vezes na Líbia durante os levantes no país, e o blogueiro Bruno Cardoso, autor do blog “O Jornalista”, na Universidade Braz Cubas (UBC), nov.2011, Mogi das Cruzes (SP).

Universitários participantes da Marcha da Vida
Palestra sobre a atuação de grupos terroristas islâmicos em Israel, dirigida a estudantes universitários que se encontrariam com a família de um dos soldados israelenses sequestrados em 2006 pelo Hezbollah. A conversa foi a respeito da estratégia de grupos terroristas de capturar militares e do significado dessas ações na sociedade israelense. Jul.2009, Jerusalém (Israel).

Participantes do programa ‘Taglit’
Palestras sobre atualidades do conflito israelo-palestino. Em inúmeras ocasiões, enquanto atuava como correspondente freelancer da imprensa brasileira e estrangeira em Israel, a jovens judeus brasileiros de 18 a 26 anos que fazem uma viagem educativa de dez dias ao país. 2009-2011, Jerusalém (Israel).

Futuros vestibulandos em colégios de São Paulo
Palestras sobre jornalismo em ciclos profissionais sobre vocação e escolha da carreira a alunos do ensino médio que se preparam para cursar provas vestibulares, com o ponto de vista de profissionais já graduados e atuantes na profissão. Colégio Miguel de Cervantes, Colégio I. L. Peretz e Colégio Bialik.

Para ler posts sobre palestras e debates em que participei, acesse a categoria Palestras e debates.

(Foto: Giuliana Miranda e Gabriel Touegdurante debate sobre jornalismo impresso na Unesp; divulgação)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s