Gabriel Toueg

Jornalismo, política internacional, formação profissional, um pouco de Oriente Médio e um pouco de Chile, mapas e outras coisas legais

Já me publicaram

Os veículos listados abaixo em ordem alfabética, dentro das categorias “internet”, “jornais”, “rádio” e “revistas”, já publicaram textos ou áudios de Toueg. Para ler textos e ouvir áudios, acesse as páginas “Textos” e “Áudios”.

Veículos:

Internet: estadão.com.br, Infolive.tv, PrimaPagina, Terra Notícias 

Jornais: Aliás, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, Ha’aretz, The Jerusalem Post, The Jewish News, Jornal do Brasil, Yediot Aharonot

Rádio: Rádio Estadão e Radio France Internationale (RFI)

Revistas: Aventuras na História, Marie Claire Brasil, piauí, Revista 18, Revista da Cultura, Revista Gestor, Superinteressante, Viagem e Turismo

Internet

O estadão.com.br, ligado ao jornal paulista O Estado de S. Paulo, é um dos grandes portais de notícias da imprensa brasileira, com atualização momento a momento e canais de diversas editorias, além de forte presença em redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Também fazem parte do portal diversos blogs de repórteres, correspondentes, colunistas e das editorias do jornal.

Criado por um empresário francês em 2006, em Jerusalém, o site Infolive.tv traduzia o noticiário de um dos principais canais israelenses de TV para quatro idiomas: francês, inglês, árabe e espanhol. Aos poucos, passou a produzir conteúdo próprio, focado na política regional e no conflito entre israelenses e palestinos. Mais recentemente, passou a ser um canal no YouTube, em que os vídeos são publicados.

O site PrimaPagina é fornecedor de conteúdo jornalístico diferenciado e de análises para diversos clientes, entre os quais a Organização das Nações Unidas (ONU), a editora Três, o portal Terra e o Banco do Brasil. Já teve um site próprio de conteúdo noticioso, que deixou de existir. Entre 2001 e 2002, publicou diariamente notícias sobre Oriente Médio, Israel e judaísmo para o site Morashá.com.

O canal Terra Notícias é um dos mais conhecidos portais noticiosos do Brasil. Ligado ao grupo espanhol Terra, faz parte da maior empresa de mídia online da América Latina, presente em 17 países na região. Publica momento a momento notícias em diversas áreas, com foco em esportes e entretenimento, e mantém correspondentes internacionais em diversos países e regiões.

Jornais

Com o subtítulo “A semana revista”, o caderno semanal Aliás, publicado aos domingos pelo jornal O Estado de S. Paulo, um dos mais importantes veículos da imprensa brasileira, é o espaço de features e de reportagens de fôlego, com cunho principalmente cultural, do diário, O caderno circula com a edição impressa e tem um canal exclusivo no portal estadão.com.br, também atualizado semanalmente.

Um dos mais importantes e influentes jornais brasileiros, O Estado de S. Paulo foi criado em janeiro de 1875, com o nome A Província de São Paulo (é também o mais antigo diário ainda em circulação no Brasil). Parte do Grupo Estado, como a Agência Estado, a primeira do gênero no país, o  jornal é reconhecido editorialmente pelo conservadorismo político e pelo liberalismo econômico. Tem presença na internet, com o portal estadão.com.br.

Publicação do Grupo Folha, o jornal paulista Folha de S.Paulo, criado em 1921, comemorou 90 anos em 2011. É um dos maiores e mais influentes e respeitados jornais brasileiros, com a segunda maior circulação diária no país, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC). O diário se consolidou durante a campanha pela redemocratização do país, em 1984. Hoje, tem uma importante rede de correspondentes internacionais.

O jornal israelense Ha’aretz (“A Terra”, ou “O Globo”, em hebraico), é o mais crítico diário do país, publicado diariamente (com exceção de sábados, quando nenhum jornal circula no país) em hebraico e em inglês (versão condensada, em parceria com o International Herald Tribune). Fundado em 1919, décadas antes da criação do Estado de Israel, tem uma visão sobre o conflito com os palestinos que tende a ser esquerdista e secular.

Sedido em Jerusalém, The Jerusalem Post é o único jornal israelense publicado exclusivamente em inglês, com edições diárias impressas e presença na internet. É voltado especialmente para leitores de fora de Israel (principalmente a comunidade judaica da diáspora anglófona), bem como para turistas e novos imigrantes do país. Tem tendência mais direitista em sua visão sobre o conflito israelo-palestino.

Maior jornal da comunidade judaica de Londres, capital britânica, The Jewish News foi criado em 1997 e tem circulação gratuita semanal, com tiragem de 100 mil exemplares e presença na internet. É publicado pelo The Jewish News & Media Group, também responsável pelos premiados veículos TotallyJewish.com, Pulse TotallyJewishSimchas. A comunidade judaica londrina tem mais de 267 mil integrantes.

Fundado em 1891 no Rio de Janeiro (então capital federal), o Jornal do Brasil, um dos mais tradicionais diários do país, teve sua edição impressa descontinuada em 2010 e passou a ser publicado apenas na internet – devido à mudança, passou a se autodenominar “o primeiro jornal 100% digital do país”. A decisão foi tomada após grave crise nas vendas do jornal, iniciada em 2001.

Yediot Aharonot (“Últimas Notícias”, em hebraico) é o maior jornal israelense em circulação, com 200 mil exemplares diários – números parecidos aos do jornal brasileiro Folha de S.Paulo. Sua circulação é diária (com exceção dos sábados, quando não há jornais em Israel) e a versão impressa é produzida apenas em hebraico. Na internet, tem versão bilíngue, também em inglês.

Rádio

Ligada ao Grupo Estado (que publica o jornal O Estado de S. Paulo), a Rádio Estadão (antiga Rádio Eldorado e, mais recentemente, Estadão ESPN) foi a primeira all-news em São Paulo, com foco no jornalismo e no esporte, especialmente o futebol. Em 2007, manteve uma ampla rede de correspondentes internacionais. Transmite em São Paulo pela AM 700 e FM 92,9, está presente também em outras cidades e na internet.

Seguindo o modelo da BBC britânica, a Radio France Internationale (RFI), sediada em Paris, capital da França, é uma rádio pública com serviços em 19 idiomas e boletins e programas retransmitidos no mundo todo – no Brasil, a programação é retransmitida por mais de 50 rádios. Tem uma ampla rede de correspondentes internacionais e produz conteúdo em português para o Brasil e para Portugal.

Revistas

A revista Aventuras na História, publicada mensalmente pela editora Abril, tem foco em história e tira edições especiais comemorativas sem circulação definida. É uma das mais importantes publicações sobre o assunto na imprensa brasileira, já premiada, e pertence ao Núcleo Jovem da editora, a mesma de publicações como Mundo Estranho e Superinteressante. Circula desde julho de 2003, com o slogan “Para viajar no tempo”.

A revista Marie Claire Brasil, publicada mensalmente pela editora Globo, é uma das principais no Brasil no segmento feminino, voltada a um público com alto poder aquisitivo. Com o slogan “Chique é ser inteligente”, é uma franquia da revista homônima lançada originalmente na França em 1937 e distribuída em mais de 25 países. Expõe temas polêmicos sobre comportamento e faz denúncias de violação dos direitos humanos.

Criada em outubro de 2006 pelo documentarista João Moreira Salles, que a idealizou, a revista piauí dá resposta à falta de publicações de jornalismo literário no Brasil, com ousadia, grandes reportagens e estilo único. Tem na internet um dos mais sarcásticos blogs de política e notícias internacionais da imprensa brasileira, The piauí Herald. Segundo Salles, “o que a piauí faz é contar bem uma história”.

Publicação mensal descontinuada do Centro da Cultura Judaica (CCJ), de São Paulo, a Revista 18 era uma das mais importantes, sérias e intelectuais publicações judaicas brasileiras dos últimos tempos, com reportagens de fôlego e pluralidade de opiniões no que se refere a questões judaicas e relacionadas ao Oriente Médio. Manteve a seção “O repórter”, em que publicava grandes reportagens.

Revista da Cultura, publicada mensalmente pela Livraria Cultura (fundada em 1947), é uma das principais do gênero cultural no Brasil, trazendo textos bem escritos e reportagens de fôlego sobre temas diversos. Circula gratuitamente, com tiragem de 100 mil exemplares e distribuição por meio da rede de lojas da livraria, presente em todo o Brasil. Apesar de estar ligada à livraria, não é uma revista institucional.

Voltada para os funcionários da administração pública no Brasil, a Revista Gestor circula mensalmente e foi criada “porque a sociedade brasileira está exigindo da sua administração uma prestação de serviços cada vez mais apurados, em qualidade, presteza e competência”. A revista circula em todo o Brasil e o leitorado está em todos os níveis de governo, com foco na administração municipal.

Publicada mensalmente desde setembro de 1987 pelo Núcleo Jovem da editora Abril, a Superinteressante tem curiosidades históricas, culturais e científicas. Ao longo do ano e sem circulação definida, a Super tira uma série de edições especiais e de livros temáticos em formato revista. A revista Mundo Estranho surgiu de uma edição temática. Super tem a terceira maior tiragem da editora e exporta conteúdo para filiais estrangeiras.

A revista Viagem e Turismopublicada mensalmente pela editora Abril, é uma das mais importantes da área na imprensa brasileira. Faz parte, na internet, do portal Viaje Aqui, que oferece uma série de serviços a viajantes e reúne o conteúdo de outras publicações do Núcleo Turismo da editora, como Guia Quatro Rodas, e National Geographic Brasil.

Atualizado em setembro de 2013

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s