Gabriel Toueg

Jornalismo, política internacional, formação profissional, um pouco de Oriente Médio e um pouco de Chile, mapas e outras coisas legais

Um clipping

Participação do jornalista e internacionalista Gabriel Toueg como fonte em reportagens e programas de televisão (ou simples menções a Toueg na imprensa). Co-autor de “Judeus Árabes: o livro”, Toueg também tem sido mencionado pela imprensa judaica devido ao projeto. Leia também histórias de bastidores, no blog.

29.ago.2013
Portal Imprensa: ‘Focas’ debatem sobre profissão em projetos jornalísticos na internet
Matéria no portal da revista Imprensa, especializada há 25 anos em cobertura de mídia, sobre o projeto Um foca na sexta, criado por Gabriel Toueg para orientar estudantes e jornalistas recém-formados em textos que refletem a profissão. O texto no portal, da repórter Gabriela Ferigato, também faz referência ao blog Casa dos focas, criado pelo estudante Emílio Coutinho.

ago.2013
Visão JudaicaImigração judaica de países árabes e muçulmanos é tema de projeto
Destaque no jornal, dirigido à comunidade judaica curitibana, sobre o projeto “Judeus Árabes: o livro”, desenvolvido por Toueg em parceria com a internacionalista Leslie Sasson Cohen. O projeto inclui a publicação de um livro-reportagem sobre a imigração judaica de países árabes e muçulmanos entre os anos 1940 e 1970, além de um documentário e eventos sobre o assunto. Clique no link acima para abrir o PDF.

9.ago.2013
Participação Popular (TV Câmara): “Passe livre: solução ou utopia?”
Debate sobre gratuidade no transporte público com a Elisa Rosas, representante do Movimento Passe Livre (MPL-DF), Marta Martorelli, presidente da Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura (ANEInfra). deputada Luiza Erundina, autora da PEC 90/2011, e Everton Octaviani, prefeito de Agudos (SP), município de 36 mil habitantes com transporte gratuito. O convite foi motivado pelo artigo “De ‘passe livre’ e de ilusões”, cujos trechos foram exibidos ao longo do programa. O texto foi escrito por Toueg por ocasião da onda de manifestações pelo Brasil, em junho.

18.abr.2013
Revista Caras: Agenda – autógrafos
Registro fotográfico da noite de lançamento do livro “Os argentinos”, de Ariel Palacios, correspondente em Buenos Aires da Globonews e do jornal O Estado de S. Paulo. Aparecem na foto, ao lado de Ariel, o correspondente do Estadão em Nova York, Guga Chacra, a internacionalista Leslie Sasson Cohen e os jornalistas Silvia Perlov e Gabriel Toueg.  Veja na edição impressa.

13.nov.2012
Vídeo (YouTube): Programa Atalho – Semana de Jornalismo 2012
Matéria do programa Atalho sobre a palestra e debate com a temática “Os caminhos do impresso”, com alunos e professores de jornalismo da Unesp, em Bauru (SP). Leia sobre outras palestras de Toueg.

22.out.2012
Radar Global, Estadão.com.br: Jornalistas do ‘Estado’ comentam último debate presidencial nos EUA
Com os debates presidenciais finalizados jornalistas analisam o desempenho de Obama e Mitt Romney. Participaram a colunista Lúcia Guimarães e o correspondente nos EUA, Gustavo Chacra, o repórter especial Lourival Sant’Anna e o editor de Internacional do estadão.com.br, Gabriel Toueg.

21.out.2012
Vídeo (YouTube): Giuliana Miranda e Gabriel Toueg – Semana de Jornal 2012 (Unesp)
Palestra sobre “Os caminhos do impresso” e debate com a jornalista Giuliana Miranda, da Folha de S.Paulo, e com alunos de jornalismo da Unesp, em Bauru (SP). Após as palestras, parte da programação da Semana de Jornalismo organizada pelos alunos da faculdade, houve entrevista realizada com os jornalistas Leia sobre outras palestras de Toueg.

12.dez.2011
Estadão.com.br, José Gabriel Navarro: Ideias além da academia
Discussão proposta pelo autor, então participante do programa de treinamento do jornal, sobre especialização ou aprimoramento generalista. Entrevistas realizadas com Roberto Godoy, repórter especial do Estadão e autoridade em assuntos de estratégia militar, e com Gabriel Toueg, então editor de internacional online do jornal.

05.out.2011
Veja.com, Reinaldo Azevedo: Como a causa palestina é uma das monopolistas da virtude e da compaixão, há quem queria que seus militantes devam ser poupados das próprias palavras. Não aqui! Em referência a texto publicado no Estadão, em co-autoria com o repórter Cedê Silva, sobre declaração do embaixador palestino no Brasil.

29.abr.2011
Estadão.com.br: Seguranças do Metrô de SP agridem repórter do ‘Estado’ em estação
Jornalista Gabriel Toueg foi agredido por seguranças ao fotografar agressão contra crianças de rua na estação Sumaré do Metrô. Embora registrada e com vítimas e testemunhas, denúncia foi arquivada pelo Ministério Público e nada ocorreu aos agressores além de um afastamento temporário de suas atividades no Metrô, durante algumas semanas.

3.mar.2011
Estadão.com.brNahum Sirotsky – O jornalista brasileiro que cobre o Oriente Médio desde a criação de Israel
O correspondente do jornal em Nova York, Guga Chacra, menciona o trabalho de correspondentes que trabalham no Oriente Médio. “Atores sonham em ir para Hollywood ser estrelas de cinema. Para nós, jornalistas de Inter, a Califórnia é o Oriente Médio”. Entre diversos excelentes colegas, como Guila Flint, Marcelo Ninio, Renata Malkes, Daniela Kresch, Michel Gawendo e Alberto Gaspar, Chacra menciona Gabriel Toueg, que acabava de retornar ao Brasil. Em seu post, ele menciona o “patriarca dos jornalistas brasileiros em Israel, Nahum Sirotsky”. E reproduz um texto de Toueg sobre o colega veterano. Toueg é o autor de uma biografia de Sirotsky, cujo conteúdo pode ser acessado na página sobre ele na Wikipedia.

jul.2009
Vídeo (Vímeo): Palestra com o jornalista Gabriel Toueg em Jerusalém
Conversa com jovens universitários brasileiros participantes da Marcha da Vida, viagem educacional para Polônia e Israel. O tema foi a ação de grupos terroristas que capturam militares israelenses para troca por prisioneiros e o significado disso na sociedade local (vídeo protegido – para acessar digite “senha”) Leia sobre outras palestras de Toueg.

Sem data
Wikipedia: Nahum Sirotsky
Menção no artigo da Wikipedia devido ao trabalho de conclusão do curso de Jornalismo de Gabriel Toueg na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) em 2004, sobre o jornalista Nahum Sirotsky: “Histórias de Nahum Sirotsky – A atuação de um dos protagonistas do jornalismo brasileiro nos últimos 60 anos”

Sem data
Wikipedia: Revista Senhor
Menção no artigo da Wikipedia devido ao trabalho de conclusão do curso de Jornalismo de Gabriel Toueg na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) em 2004, sobre o jornalista Nahum Sirotsky, que fundou a revista Senhor em 1959: “Histórias de Nahum Sirotsky – A atuação de um dos protagonistas do jornalismo brasileiro nos últimos 60 anos”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s