Gabriel Toueg

Jornalismo, temas internacionais, formação profissional, UX, factchecking, meus textos, mapas e outras coisas legais

Quem?

Gabriel TouegGabriel Toueg é jornalista e internacionalista, brasileiro, de São Paulo. Morou durante 7 anos (2004-11) no Oriente Médio (baseado em Israel e circulando por Palestina, Egito e Jordânia). Desde o fim de 2011 atua como jornalista freelancer, escrevendo para diversas publicações. Mudou-se para o Chile em novembro de 2015 e viveu em Futaleufú (Patagônia) e em Santiago. Desde junho de 2017 vive novamente em São Paulo.

Toueg trabalha desde outubro de 2018 na LATAM Airlines como editor de conteúdos digitais, na equipe chilena de UX (Experiência do Usuário). Além disso, é coordenador voluntário de Comunicação e Captação do SAS Brasil, que leva atendimento médico e atividades esportivas, culturais e de entretenimento para populações carentes de regiões isoladas do país. O SAS Brasil foi fundado em 2013 pela irmã de Toueg, a médica Adriana Mallet, e tem um histórico de grande impacto por onde passou. Já participou de todas as edições anuais do Rally dos Sertões desde então como ação social oficial e realizou dezenas de expedições autônomas.

Ao longo de quase 2 anos, Toueg trabalhou na produção de um livro sobre a sociedade israelense, que não foi publicado. Entre 2012 e 2015, pesquisou sobre a história dos cerca de 850 mil judeus que saíram de países árabes e muçulmanos entre meados dos anos 1940 e o início da década de 1970 – e sobre aquelas famílias que chegaram ao Brasil. Entre elas está a própria família, saída do Egito em 1947 e baseada em São Paulo depois de um curto período na capital uruguaia, Montevidéu. Também fez extensa pesquisa sobre adoções ilegais de crianças brasileiras por pais estrangeiros, tema sobre o qual publicou algumas reportagens.

Entre abril de 2011, quando voltou de Israel, e o fim de 2012, Toueg atuou como editor de Internacional do portal estadão.com.br, ligado ao tradicional jornal paulistano O Estado de S. Paulo. Entre março de 2014 e janeiro de 2015, foi editor de Mundo do Metro Jornal, publicação global com sede na Suíça e circulação em uma dezena de cidades brasileiras. Foi editor do portal Arq.Futuro, sobre transformações urbanas, consultor de mídias sociais da escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, entre outras ocupações.

Foi, entre 2012 e o fim de 2015, integrante do Grupo de Trabalho em Oriente Médio e Mundo Muçulmano (GTOMMM) da Universidade de São Paulo (USP). No primeiro semestre de 2013 atuou de forma voluntária como monitor na graduação da disciplina História das Relações Internacionais. Criou e co-modera os grupos Jornalistas pelo Oriente Médio, no Facebook, e Vida na Inter, no WhatsApp, que reúnem profissionais e estudantes de diversas áreas interessados na política da região e por temas internacionais, respectivamente.

Fala inglês, espanhol, português e hebraico fluentemente, trabalha como tradutor e já esteve, a trabalho ou turismo, em mais de 20 países, entre eles Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Chile, Egito, Espanha, Etiópia, EUA, França, Guatemala, Jordânia, México, Paraguai, Peru e Polônia.

Visualizar perfil de Gabriel Toueg no LinkedIn   

Leia também: Um pouco mais a meu respeito (ou: breves notas para um perfil)

Entre em contato

(Foto: Gabriel Toueg em Tzfat, norte de Israel)

Atualizado em fevereiro de 2020

 
Cosa Nostra