Gabriel Toueg

Jornalismo, política internacional, formação profissional, um pouco de Oriente Médio e um pouco de Chile, mapas e outras coisas legais

RFI

A partir de julho de 2005, quando o governo israelense tomou a decisão unilateral de desmantelar suas colônias, retirar a população judaica e recuar sua presença militar da Faixa de Gaza, Gabriel Toueg assumiu o posto de correspondente no país e nos territórios palestinos para a Radio France Internationale (RFI), baseada em Paris. Trabalhou para as redações de português do Brasil e português de Portugal. A RFI tem seu conteúdo retransmitido por rádios nos dois países – no Brasil, são mais de 50 retransmissoras do conteúdo em áudio. Toueg ficou no posto até o final de 2007, mas fez algumas participações mais tarde. Ouça os áudios, listados em ordem de data, abaixo (como os áudios estão hospedados no site da rádio, alguns links podem não funcionar; a menos quando indicado, o texto publicado no site não é de responsabilidade do correspondente). Sobre a RFI.

7.jan.2011 Wikileaks revela corrupção de Israel em Gaza (texto)
Documentos secretos vazados pelo WikiLeaks revelam que israelenses cobravam propina no principal ponto de entrada de bens e mercadorias à Faixa de Gaza. A acusação data de 2006, e é anterior à tomada de poder do Hamas, que hoje controla o território.

19.fev.2010 Israel nega crime em Dubai
O governo israelense rejeita categoricamente as acusações de Dubai de que seu serviço secreto, o Mossad, teria assassinado um dos chefes do Hamas, Mahmud al-Mabhuh. O caso cria uma crise diplomática entre Israel, Dubai e diversos países europeus.

28.dez.2009 Israel vai construir mais em Jerusalém oriental, palestinos são contra
Israel anunciou a construção de 700 novas casas na parte oriental de Jerusalém, região reivindicada pelos palestinos. Atualmente, cerca de 270 mil palestinos vivem na área. Nos últimos anos, o número de judeus morando ali subiu para 200 mil.

17.mar.2008 Angela Merkel faz visita histórica a Israel
Segundo Ehud Olmert, Angela Merkel é um dos aliados mais fortes e importantes de Israel no mundo; o primeiro-ministro israelense elogiou a coragem e a determinação da chanceler alemão e a postura do país europeu em relação a Teerã.

19.nov.2007 Olmert – Abbas: Diálogo difícil
Enquanto os israelenses acreditam que a conferência de Anápolis será apenas uma cerimônia para colocar os esforços de paz de novo na agenda, os palestinos esperam voltar dos Estados Unidos com planos concretos para serem aplicados.

6.ago.2007 Premiê israelense tenta viabilizar o Estado palestino
O avanço na relação entre palestinos e israelenses já tem reflexos na Faixa de Gaza, ocupada pelo Hamas desde junho. O porta-voz do grupo criticou Abbas pelo encontro com Olmert e disse que nenhuma negociação entre os líderes terá efeitos na população palestina.

5.jun.2007 Quarenta anos da Guerra dos Seis Dias
O conflito de 1967, quando Israel conquistou a Faixa de Gaza, a Cisjordânia, as colinas do Golã e o deserto do Sinai, é relembrada com manifestações. Os assentamentos judaicos serão foco de protestos em Jerusalém Oriental, Tel Aviv e em cidades palestinas.

21.mai.2007 Israel ameaça líderes do Hamas
O governo ameaçou decapitar a direção política do grupo, incluindo o premiê Ismail Haniyeh e Khaled Meshaal, exilado em Damasco. O anúncio foi feito pelo ministro da Segurança, Avi Dichter, que qualificou Meshaal de “alvo mais que legítimo”.

27.mar.2007 Israelenses e palestinos terão encontros regulares
Foram necessárias duas reuniões com o presidente palestino, Mahmud Abbas, e outras duas com o premiê israelense, Ehud Olmert, para que Condoleezza Rice conseguisse um compromisso mínimo: encontros todos os quinze dias entre os dois líderes.

19.fev.2007 Reunião tripartite sobre paz no Oriente Médio termina sem acordo concreto
Em um recado ao Hamas, que detém o governo palestino, Abbas e Olmert afirmaram que um governo de união nacional palestino deve acatar o chamado “mapa da estrada”, um itinerário definido no passado para as negociações de paz, interrompidas há sete anos. 

13.jun.2007 Ehud Barak é eleito presidente dos Trabalhistas
Ehud Barak, de 65 anos, físico, ex-general e ex-primeiro-ministro de Israel, conquistou a presidência do Avodá (Partido Trabalhista) por estreita margem – com 51 por cento dos votos, ele superou seu adversário Ami Ayalon por apenas 4 pontos percentuais.

16.fev.2007 Orações sob a mira das armas
Milhares de muçulmanos participaram da tradicional oração da sexta-feira na Esplanada das Mesquitas sob forte vigilância policial. Desde que Israel decidiu construir uma rampa perto do local, os confrontos explodiram entre palestinos e policiais israelenses.

29.jan.2007 Três mortos em ataque suicida na cidade balneária de Eilat
O ataque palestino contra um centro comercial de Eilat, ao sul de Israel, foi o primeiro do gênero em nove meses e o primeiro na cidade. A liderança do Hamas disse que se trata de uma resposta natural do que chamou de “resistência” contra Israel

17.jan.2007 Demissão de Halutz terá efeito dominó?
Desde julho passado, as críticas à operação israelense no Líbano vinham ameaçando o chefe do Estado Maior, Dan Halutz. As pressões culminaram nas últimas horas com sua demissão do posto, provocando grande choque na classe política.

27.dez.2006 Israel volta a revidar os ataques de Gaza
O premiê israelense, Ehud Olmert, anunciou que seu Exército tem ordens para voltar a atacar os grupos armados palestinos que continuam disparando mísseis em direção a cidades no sul de Israel. 

18.dez.2006 Tony Blair faz tentativa para reduzir tensões
A visita do primeiro-ministro britânico a Israel e aos territórios palestinos fez parte dos esforços quase pessoais para reanimar o processo de paz no Oriente Médio. Ele quer imprimir sua marca na política internacional antes de deixar o cargo.

12.dez.2006 Israel tem ou não arma nuclear?
Ehud Olmert deu a entender, em uma entrevista, que Israel tem arsenal nuclear. A polêmica acontece uma semana após o novo secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, dizer que o país possui armas atômicas, chocando observadores internacionais.

16.out.2006 Presidente de Israel é acusado de estupro [nota de bastidores]
Escândalos na presidência não são novidade em Israel. O antecessor de Moshe Katzav, Ezer Weizman, deixou o cargo em 2000 depois que se descobriu que sua família recebia grandes somas de dinheiro de uma fonte no exterior.

22.ago.2006 Cessar-fogo ameaçado no Líbano
A Organização das Nações Unidas multiplica os esforços diplomáticos para salvar a trégua em vigor no Líbano. A formação da nova força internacional se revela uma tarefa difícil diante do retorno de combatentes do Hezbollah ao sul do país. 

18.ago.2006 Israel-Hezbollah: quem ganhou a guerra?
A pergunta, ainda sem respostas claras dentro de Israel, domina o debate político no país e pode provocar a queda do governo do primeiro-ministro centrista Ehud Olmert, cobrado para recuperar os soldados sequestrados pelo Hezbollah.

15.ago.2006 Trégua frágil no Líbano
O cessar-fogo e o fim das hostilidades deram tempo para que políticos em Israel questionassem a conduta do Exército no conflito. O líder da oposição israelense, Benjamin Netanyahu, criticou o governo por não ter atingido os objetivos da guerra. 

11.ago.2006 Israel intensifica pressão sobre o Líbano
Para analistas em Israel, a decisão de adiar uma megaoperação é sinal de que o país está dando à comunidade internacional a chance de pressionar Beirute a dar o “passo certo”, que seria o posicionamento de 15 mil soldados do Exército libanês no sul do país.

03.ago.2006 Combates se intensificam na fronteira israelo-libanesa
[Acompanha reportagem de Paula Schmitt, correspondente em Beirute: Desastre humanitário no Líbano]
O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, voltou a condicionar o fim das operações militares de Israel contra o Hezbollah ao posicionamento das forças internacionais no sul do Líbano.

27.jul.2006 Israel mantém ofensiva
O objetivo do primeiro-ministro Ehud Olmert, desde o início da crise, é mostrar que o preço de uma agressão contra Israel é alto o bastante para desestimular qualquer ação no futuro.

25.jul.2006 A diplomacia vai à guerra
Em Israel, a sensação é de que Condoleezza Rice está tentando ganhar tempo para conseguir um cessar-fogo sustentável entre os dois lados do conflito. Washington parece querer dar tempo para que Israel consiga enfraquecer, militarmente, as milícias do Hezbollah.

18.jul.2006 Israel e Líbano mantêm ataques [acompanha crônica de Alfredo Valladão]
Nas cidades israelenses próximas das fronteiras, é bastante grande a tensão. As ruas estão quase desertas e poucos veículos circulam nas ruas e estradas além de viaturas policias e dos bombeiros e de carros militares.

14.jul.2006 Confronto israelo-libanês se intensifica
Mais de 50 pessoas já morreram desde o início da violência. Conflito provocou corrida de libaneses em busca de refúgio na Síria, o que levou Damasco a fechar suas fronteiras. Israel também responsabiliza o governo de Bashar al-Assad pela escalada da violência.

13.jul.2006 Israel e Líbano: clima de guerra
Hezbollah é considerado por Israel e pelos Estados Unidos como um grupo terrorista, mas é um dos principais partidos políticos libaneses, visto no país como um grupo de resistência à invasão israelense de 1982.

4.jul.2006 Shalit não será executado
As operações militares de Israel não foram suspensas após ultimato e o Exército seguiu atacando posições no norte da Faixa de Gaza. Um porta-voz do Hamas disse que o soldado não seria libertado, nem vivo, nem morto, se Israel continuasse com as ações.

3.jul.2006 Extremistas palestinos dão ultimato a governo israelense
O documento redigido pelo grupo palestino Hamas explica que a vida do soldado Guilad Shalit, capturado em Israel, está dependendo de o país colocar em liberdade cerca de mil prisioneiros palestinos

29.jul.2006 Israel sequestra ministros palestinos
Escalada da violência ocorre no momento em que diferentes facções palestinas assinam documento pedindo a criação de um Estado ao lado de Israel, o pode significar o primeiro reconhecimento oficial do Hamas ao direito de existência do Estado judeu. 

28.jul.2006 Gaza ainda sob fogo israelense
Operações na Faixa de Gaza devem prosseguir até que Guilad Shalit, sequestrado por palestinos, seja resgatado. O premiê Ehud Olmert assegurou que Israel não tem intenções de reocupar a região, de onde saiu em agosto

27.jun.2006 Gilad Shalit, o israelense sequestrado, tem também nacionalidade francesa
(Acompanha crônica de Alfredo Valladão: O mundo é refém do Oriente Médio)
É a primeira vez em uma década que um soldado israelense é sequestrado por palestinos. O incidente provocou muitas críticas ao Exército e aos serviços de inteligência, que chegaram a dizer que o ataque à base teria sido uma surpresa.

19.mai.2006 Crise palestina
Confrontos em Gaza, que feriram quatro pessoas, começaram depois que o presidente palestino contestou a colocação de nova força do Hamas nas ruas da cidade. Jornais israelenses se referem à possibilidade de uma guerra civil entre palestinos após os conflitos.

18.abr.2006 Hamas desagrada comunidade internacional
Estados Unidos e Japão reagem à declaração de governo palestino que classificou atentado suicida como “ato de legítima defesa”. É a primeira vez, desde que a AP foi constituída, que um governo palestino se negou a condenar um atentado terrorista.

27.mar.2006 Israelenses vão às urnas
[Análise] Eleições legislativas em Israel devem favorecer posições centristas. País está se voltando para si mesmo, planejando declarar fronteiras unilateralmente e se retirar dos territórios que deverão formar o Estado palestino.

5.jan.2006 É muito grave o estado de saúde de Sharon
O primeiro-ministro linha-dura de Israel Ariel Sharon, responsável pela saída unilateral da Faixa de Gaza, foi vítima de uma hemorragia cerebral na véspera de uma cirurgia que estava programada.

Ouça mais áudios de Toueg no site da RFI.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s