Gabriel Toueg

Jornalismo, política internacional, formação profissional, um pouco de Oriente Médio e um pouco de Chile, mapas e outras coisas legais

Para o foca

Para acessar os posts, entre na sessão Para o foca

Tenho enorme satisfação em ajudar, sempre que posso, colegas jornalistas recém-formados – focas, como chamamos no jargão – ou estudantes de jornalismo. Por isso sempre aceito convites para palestras ou debates em universidades. Acredito que esse contato é essencial para que os futuros colegas experimentem um pouco, ainda que de forma superficial, o mundo profissional. Foi o que eu disse, ao lado da repórter Giuliana Miranda, da Folha, após uma palestra que demos em 2012 na Unesp, em Bauru – confira no vídeo:

Mas como esse contato é ainda bastante superficial, e para oferecer uma ajuda mais substancial, vou escrever aqui no blog posts com sugestões para esse público – leituras, dicas de preparo para entrevistas de emprego, conselhos de como se preparar para percorrer uma pauta, recomendações de cursos, sites, prêmios etc.

Os posts terão como base minha experiência profissional – eu também já fui foca, ralei muito e aprendi algumas coisas no percurso. Além disso, sempre que puder, vou buscar sugestões de colegas para complementar as minhas opiniões. E vou usar fontes externas para agregar valor a esse, digamos assim, serviço.

Os textos estão todos reunidos na sessão Para o foca. E a ideia só vai funcionar direito se os focas e estudantes enviarem suas dúvidas pelos comentários ou por alguma das ferramentas que aparecem aqui. E para que mais gente participe, você pode compartilhar essa página com seus colegas, na faculdade ou nas redações.

Veja também a sessão FAQ, com respostas a perguntas comuns de leitores.

(Foto: Google Images)

Anúncios

4 thoughts on “Para o foca

  1. Muito legal essa ideia, Gabriel! Eu acho essa fase de “quase foca” muito angustiante, porque você está chegando no fim do curso e não sabe bem como vai ficar depois da formatura. Afinal, o contrato de estágio vai terminar um dia e dizem que o mercado da saturado e as redações estão encolhendo. Então, você pensa: Óh, céus! Será que vou terminar numa assessoria de imprensa que é onde dizem ter vaga? Mas eu não quero ser assessora de imprensa. Só estágio em assessoria tá bom.

    Enfim, milhares de interrogações surgem nesse momento. Acredito que as suas dicas vão ajudar muito.

    Abraços!

  2. Olá, sou estudante de Jornalismo e gostaria de conversar com você sobre produção freelancer. Podermos tratar disso por e-mail?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s