Todo mundo já sabe que o novo presidente dos Estados Unidos vai quer fazer “a América grande de novo”. O slogan “Make America Great Again“, abreviado em cartazes e hashtags com as letras MAGA, foi visto à exaustão durante a campanha republicana de 2016 e continua aparecendo cá e lá. No discurso de posse, em Washington, Donald Trump voltou a usar uma versão da frase, dizendo que, a partir de agora, é “America first, America first“.

Pausa aqui. Vale dizer que o slogan MAGA não é de Trump. Na década de 1980, a frase “Let’s make America great again” já tinha sido utilizada pelo então candidato, também republicano, à presidência dos EUA Ronald Reagan. Em 1992, o presidenciável democrata Bill Clinton também usou o argumento (embora o tenha criticado quando usado na campanha do oponente de sua esposa, Hillary Clinton, a candidata democrata derrotada em 2016). Como conta a Wikipedia:

(O slogan) foi usado pela primeira vez na campanha presidencial de 1980 de Ronald Reagan, quando os Estados Unidos estavam sofrendo com um agravamento da economia doméstica marcada pela estagflação. Usando a angústia econômica do país como um trampolim para sua campanha, Reagan adotou o slogan para despertar um sentimento de patriotismo entre o eleitorado. O slogan também foi usado pelo ex-presidente Bill Clinton em sua campanha presidencial de 1992, embora ele tenha alegado, mais tarde, que a declaração era um ‘apito de cão racista’ durante as eleições de 2016.

Seja como for, se com todo esse esforço os EUA serão a prioridade absoluta do novo governo, há quem queira ficar, pelo menos, com um segundo lugar! A disputa, por enquanto, está entre humoristas de dois países: Holanda e Suíça. É que ambos já fizeram vídeos – engraçadíssimos e virais – tirando sarro das políticas e das declarações de Trump sobre uma série de assuntos, como a forma como ele vê (e trata) as mulheres, o muro na fronteira com o México que ele garante que o vizinho vai pagar, opiniões racistas do magnata etc.

O primeiro vídeo é do programa humorístico holandês Zondag met Lubach, que apresenta o país a Trump bem ao estilo nacionalista do novo “líder do mundo livre”. Para pedir que a Holanda fique em segundo lugar nas prioridades do ex-pseudo-celebridade, o humorístico lista algumas das qualidades do país: o holandês, superior a todos os outros idiomas europeus, o “muro” construído para “afastar as águas mexicanas”, um oceano enorme cuja construção eles fizeram os mexicanos pagar, um parque de pôneis… O vídeo usa as palavras e o estilo de Trump para apresentar a Holanda. Assista:

Aí veio a Suíça, que também quer ficar com a medalha de prata nas prioridades de Trump. Para não ficar atrás dos holandeses, o programa SRF Comedy, do canal suíço Schweizer Radio und Fernsehen, listou em uma paródia do vídeo dos holandeses as qualidades da Suíça e de seu povo, tirando sarro, claro, dos competidores europeus: “Veja essas montanhas, essas montanhas grandes e gordas. Nós não somos planos como, por exemplo, a Holanda”. E tem mais: o racismo dos KKK (“seus amigos, presidente Trump”, cujo símbolo foi inspirado na bandeira helvética), as mulheres (“todas nota 10”, “nós a pegamos pelos direitos civis e elas nos deixaram fazer”) e o fato de que o país é muito seguro (“não temos mexicanos aqui”). Assista:

Por enquanto nenhum outro país se candidatou. Quem você acha que deveria ser a nação número 2 de Trump? A propósito, uma pequena enquete: como você acha que o governo Trump vai acabar?

UPDATE: Depois de publicar este post recebi e vi outros vídeos, igualmente engraçados, de outros países que entraram na disputa para ficar em segundo lugar: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Lituânia (que se contenta em ser terceiro!), Portugal! Teve até um da Friesland, uma província no norte da Holanda! Fizeram até um site, WantsToBeSecond.eu e uma conta no Twitter, para reunir todos os “competidores” europeus! Quando será que alguém vai fazer um vídeo do Brazil second!? Veja os vídeos abaixo.

Alemanha

Bélgica

Dinamarca

Lituânia

Portugal

Ah, se você viu algum que não aparece aqui, manda pra mim pelos comentários!

Anúncios