Mais um mapa da minha pequena coleção de curiosidades: você sabia que o Brasil aparece entre os países menos religiosos ao redor do mundo? Não é nem de longe a nação menos religiosa, é claro. O Brasil, país constitucionalmente laico, é o maior país católico do mundo, com, além disso, uma população evangélica crescendo muito rápido.

Mas é relativamente grande o número de brasileiros que se dizem não religiosos ou ateus, segundo pesquisa Gallup International/ Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), que o blog WorldViews usou para montar o mapa abaixo. Segundo os dados, 18% dos brasileiros se dizem não religiosos ou ateus.

países menos religiosos

Como destacou o blog do Washington Post, o país mais populoso do mundo, a China, é também aquele em que menos pessoas se declaram como pertencentes a alguma religião: 7%, apenas. Depois da China aparecem Suécia (76% de não religiosos ou ateus) e República Checa (75%). Na outra ponta, aparecem Tailândia (94% se dizendo religiosos), Armênia, Bangladesh, Geórgia e Marrocos (93% cada).

Outro ponto interessante do estudo: Israel, com surpreendentes 65% de pessoas que se dizem não religiosas ou ateias, aparece no alto da lista. O blog destaca uma matéria do jornal israelense Haaretz, segundo a qual o ateísmo está profundamente enraizado na sociedade do país.

Anúncios