Mariana Consolmagno, estudante do 6º semestre de jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo (SP), é autora do terceiro texto do projeto Um foca na sexta: Interesse popular pelo futebol comanda coberturas esportivas no Brasil.

Ela trata, em estilo pessoal e observador, da cobertura esportiva no país, onde a grande imprensa ainda dá muita ênfase para o futebol, muitas vezes em prejuízo de outras modalidades. Segundo ela, é contraditório o Brasil, com tanta diversidade, tantos sotaques e costumes, ser monocultural no esporte. “Mas o mercado está mudando e acredito que é possível incorporar outros esportes a essa cultura”, escreve.

laguna-ig[1]

Interessada em cinema e esportes, Mariana diz ser uma estudante “apaixonada” pelo jornalismo. Ela está à frente do programa Etc e Tal, na web-rádio da ESPM. Lá, sua voz aborda temas como cinema, televisão, música, moda e comportamento. Mariana foi aluna-líder do Blog da Indy, projeto vencedor do Intercom Sudeste 2013. Ela vai representar a faculdade no Intercom nacional, em Manaus. “Quero trabalhar em revistas de comportamento ou cultura, mas não pretendo desistir do rádio”, diz.

Esta é uma ótima oportunidade para treinar textos opinativos e reflexivos”, disse, sobre Um foca na sexta, Uma das primeiras a se inscrever, ela mandou um texto em que teve o cuidado de conversar com os colegas profissionais Antonio Rocha e Marcelo Laguna, que conhecem o mercado jornalístico esportivo por dentro.

Participe do projeto Um foca na sexta. Toda sexta-feira, um estudante de jornalismo ou colega recém-graduado reflete e escreve sobre a profissão. Conheça os focas que já escreveram.

Anúncios