Na semana passada participei, como convidado, da Jornada Profissional do Colégio I. L. Peretz, em São Paulo. Conversei com os alunos do ensino médio sobre o jornalismo, profissão que abracei há quinze anos. No bate-papo, ao lado de profissionais de rádio e TV e artes cênicas, dei algumas dicas para os alunos interessados em virar jornalistas – ou futuros “focas”, como chamamos no jargão da profissão. Completo aqui com alguns comentários e links – duas sugestões de cursos para inserção no mercado de trabalho, um livro e um blog.

Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado – Estadão
Oferecido pelo Grupo Estado, o curso de jornalismo acontece todos os anos e é uma excelente oportunidade para quem quer entrar no mercado de trabalho já em uma grande redação. O Grupo Estado publica os jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e o portal Estadão.com.br. É também a “casa” das rádios Estadão ESPN e Eldorado Brasil 3000 e da Agência Estado. Podem se inscrever jornalistas formados até dois anos antes de sua realização ou alunos do último ano ou semestre das escolas brasileiras de jornalismo. As inscrições para a edição 2011 vão até 5 de julho. Os formados pelo curso passam a fazer parte de um banco de talentos, podenso ser absorvidos pelos produtos do grupo ou de outros veículos.

Programa de treinamento – Folha
Semelhante no formato ao curso do jornal concorrente, o programa de treinamento do Grupo Folha, que publica os jornais Folha de S.Paulo e Agora e é dona da Agência Folha. É “um curso intensivo de jornalismo diário que dura cerca de quatro meses, na sede do jornal, em São Paulo, em período integral”. Qualquer pessoa que tenha curso superior (em qualquer área) concluído ou em curso pode se inscrever, sem limites de idade. As inscrições estão encerradas para a edição 2011, mas vale ficar de olho.

“A vaga é sua” – livro
Escrito e organizado pelas jornalistas Ana Estela de Sousa Pinto (editora de Treinamento do jornal) e Cristina Moreno de Castro, o livro é um completo “manual de instruções” do jornalismo, que dá dicas essenciais também para quem está ainda apenas pensando na profissão, como a escolha da faculdade certa, sugestões para se preparar para entrevistas e para encarar o primeiro dia de trabalho. Elas também dão sugestões sobre o preparo de currículos, o que vale estudar, se vale viajar etc. Custa R$ 29,90 na Livraria da Folha.

“Novo em Folha” – blog
O blog do programa de treinamento da Folha é produzido pelas autoras do livro “A vaga é sua”, pelos participantes do curso e pela redação do jornal Folha de S.Paulo. Tem dicas valiosas e atualizadas sobre o mercado de trabalho, situações no dia a dia do jornalista, conversas com profissionais, anúncios de vagas no jornal e em outros veículos (não apenas do grupo Folha). Tem também discussões sobre a obrigatoriedade do diploma, cursos para jornalistas, lançamentos de livros etc. Leitura obrigatória para quem quer conhecer e se interessar pelo jornalismo. E, ah! Já fui mencionado no blog!

Anúncios