No final do verão de 2010, um verão que não queria ir embora, uma equipe da Band veio a Israel com uma missão: gravar imagens com brasileiros para o que seria um dos episódios do programa Classe Turista, versão brasileira do homônimo produzido pela Cuatro Cabezas, a empresa argentina por trás do famoso humorístico CQC.

Gabriel Toueg durante gravações de O mundo segundo os brasileiros, da Band (Tel Aviv, 2010)O programa acabou mudando de nome: O Mundo Segundo os Brasileiros. E Jerusalém foi o episódio de estreia da série, que entrou no ar às 22h15 do dia 4 de janeiro, nas férias de A Liga, também da Cuatro.

Minha participação foi longa – caminhamos pela praia de Tel Aviv (na foto ao lado), visitamos uma das mais badaladas danceterias da cidade, a “Galina”; e, em Jerusalém, falamos sobre Guilad Shalit (na foto abaixo), manifestações, o muro construído por Israel, política e judeus ortodoxos.

Tenda da família Shalit, Jerusalém Sobre judeus ortodoxos falamos em Mea Shearim, o bairro em Jerusalém que abriga alguns dos grupos mais isolados dentro da população judaica israelense. Este trecho, em que acabo discutindo com um judeu ultraortodoxo que tenta nos expulsar do bairro, foi ao ar no programa, que teve a participação de outros brasileiros.

Apesar de ter deixado muita coisa de fora (Tel Aviv, por exemplo, não aparece sequer), gostei muito do resultado do programa. As seis partes do episódio sobre Jerusalém estão a seguir:

Parte 1
Luciana Gama
(que fala um monte de bobagens e desinformações – Jerusalém: mercado árabe da Cidade Velha, Via Dolorosa, Esplanada das Mesquitas, Santo Sepulcro; Ma’ale Adumim)

Parte 2
Luciana Gama
(Ma’ale Adumim, deserto da Judeia), André (Jerusalém: shuk Machane Yehuda, tayelet, Armon Hanatziv, Cidade Velha, portão de Yafo)

Parte 3
André
(Jerusalém: Cidade Velha, bairro cristão, Santo Sepulcro), Daniel Idech (Jerusalém: Cidade Velha, Cardo, cemitério do Monte das Oliveiras, Silwan, Muro das Lamentações, trem de superfície, Estação Central de Ônibus, ponte estaiada, Kiriat Moshe), Sandra Rejwan (Jerusalém: Knesset por fora)

Parte 4
Sandra Rejwan
(Jerusalém: Knesset por dentro, Mamila, Ben Yehuda, local da Sbarro, rua Yafo), Ricardo (Jerusalém: Santo Sepulcro)

Parte 5
Ricardo
(Jerusalém: Santo Sepulcro, Ben Yehuda à noite), Gabriel Toueg (Jerusalém: Cidade Velha, muro Jerusalém-Cisjordânia, ônibus Cidade Velha-Mea Shearim, Mea Shearim)

Parte 6 (final)
Gabriel Toueg
(Jerusalém: Mea Shearim, portão de Damasco, lado árabe da cidade), Jayme Fuchs Bar (kibutz Nachshon)

Anúncios