good at mathConversa em mesa de bar nem sempre precisa ser sobre o clima, o trânsito ou sobre a falta de qualidade dos políticos. Ontem ouvi uma teoria muito interessante, em uma mesa de bar. Fica a dica para a sua próxima conversa de boteco, quando faltar assunto!

Eis que existe uma fórmula matemática para definir a velhice. Basta tirar a raiz quadrada da sua idade e multiplicar o resultado por 10. O número obtido é, nos seus olhos, a idade a partir da qual alguém é considerado velho.

Um exemplo: tenho 31 anos. A raiz quadrada de 31 é alguma coisa entre 5 e 6, mais perto de 6 do que de 5 (acabei de descobrir que a minha calculadora não faz operações de raiz quadrada, mas o Google ajuda!) Velhice, para mim, é algo ao redor de 56 anos.

Para alguém de 49 anos, para tomar um número redondo, velho é alguém que tem mais de 70. E o interessante da fórmula é que para alguém de 100 anos, velho é alguém da idade dele, já que a raiz quadrada de 100 multiplicada por 10 é 100! Faz sentido. Afinal, quanto mais velhos ficamos, diminui a diferença de idade entre nós e aqueles que consideramos idosos.

Meu irmão tem oito anos. Para ele, um sujeito de 28 é velho – vinte anos de diferença. Meu pai tem 61 e acha um sujeito de 78 velho – são 17 anos. Para alguém de 85, a diferença é de apenas 7 anos. E para você, quem é velho?

Anúncios